quinta-feira, 17 de maio de 2012

CAMILLE CLAUDEL

Camille Claudel declarou desde cedo seu desejo de ser escultora.Ainda na infância produz esculturas com ossos e esqueletos com incrível verossimilhança.Camille é uma criança encantadora com forte personalidade e talento precoce.Com 17 anos parte para Paris para tentar realizar seu grande sonho e ingressa na Academia Colarossi, uma escola que forma artistas escultores, tem como professor Auguste Rodin. Tendo deixado a família por amor a escultura, trabalha por vários anos a serviço de Rodin, por quem é secretamente apaixonada, e se mantem a custa de sua própria criação.Mais tarde ela e Rodin vivem um caso de amor,ele,porém, não se decide a deixar a antiga namorada , alem disso Camille sofre com falsas acusações de que seus trabalhos seriam feitos por Rodin e não por ela.Triste e deprimida por causa das acusações ela decide se afastar de Rodin para trabalhar sozinha e provar seu talento.Algum tempo depois Rodin decide se separar de Camille e ficar com a antiga namorada,ao ser abandonada a artista entra em um processo de paranóia e loucura, por causa das acusações de plágio Camille passa a ter delírios onde Rodin rouba suas obras e convence a todos de que são criações suas.Com a morte de seu pai,seu único amigo, Camille tem uma crise violenta e quebra muitas de suas obras.Em 10 de março de 1913 ela é internada em um manicõmio, durante 30 anos a artista sofre todos os tipos de horrores passando a maior parte do tempo amarrada e drogada com remédios,ela escreve muitas cartas ao irmão, que prospera politicamente tornando-se embaixador da França, implorando ajuda ,porém ele não se sensibiliza. Rodin, apesar de expor algumas obras de Camille, não faz nada para aliviar seu sofrimento e tirá-la do hospício. Camille morre aos 78 anos de idade,sozinha, esquecida do mundo e sem glória,é enterrada em uma vala comum.
Aqui faço minha pequena homenagem a talentosa e linda Camille, uma das muitas mulheres torturadas e assassinadas por um mundo que ainda hoje não aprendeu a respeitar e admirar suas filhas.









2 comentários:

  1. Muito bonita ela e genial!
    O filme sobre ela é bom... e muito triste!
    Isabelle Adjani e Gérard Depardieu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito pior que o abandono foi a falsa acusação, se tivesse sido respeitada e admirada não teria tido um fim tão terrível.Não foi Rodin que despertou seu amor pela escultura, ela nasceu talentosa e apaixonada por arte.

      Excluir